83% da população defende que apenas agentes de segurança andem armados
Pesquisa do Datafolha diz que seis em cada 10 brasileiros se sentem menos seguros com porte de civis
Camila Stucaluc
O porte de armas vem sendo pauta entre as conversas diárias da população brasileira. Uma pesquisa do Datafolha, que entrevistou 2.086 pessoas, apontou que a maioria dos cidadãos (83%) defende que apenas agentes da segurança pública, como policiais, andem armados, enquanto 15% afirmam que o porte de arma também deve ser permitido para civis.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados mostram ainda que 63% da população considera que pessoas comuns não deveriam ter acesso a armas iguais ou mais potentes que as utilizadas pelos profissionais de segurança, como fuzis. Entre os entrevistados, 39% disseram não se importar sabendo que civis andam armados, enquanto 60% afirmaram se sentir menos seguros.
A discussão sobre o assunto vem devido à flexibilização no acesso às armas para caçadores, atiradores e colecionadores - grupo conhecido pela sigla CAC. Segundo dados do Exército, entre junho de 2021 e julho de 2022, foram concedidas autorizações para 264.129 brasileiros comprarem armamentos e munições, o que, na prática, significa a permissão média de 795 concessões diárias.
+ Policial Militar de folga pode portar arma em festas? Entenda
Em maio, um outro levantamento feio pelo Datafolha apontou que 7 em cada 10 brasileiros se contrapõem a políticas que favoreçam o armamento da população, enquanto 26% concordam com a relação entre porte de armas de fogo e maior proteção contra a violência.