Mara Gabrilli pede ao Itamaraty que faça reclamação formal ao governo da Suíça
Motivo é episódio em que funcionários de companhias aéreas não encontravam cadeira de rodas da senadora
A candidata a vice-presidente da República pelo PSDB, senadora Mara Gabrilli (SP), pediu ao chanceler Carlos França que o Itamaraty faça uma reclamação formal ao governo da Suíça por causa do episódio em que funcionários das companhias aéreas Lufthansa e Swiss não encontravam a cadeira de rodas da parlamentar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Mara, no caso, sofreu discriminação com base em sua deficiência, no Aeroporto de Zurique, na Suíça, e as companhias aéreas ainda quebraram sua cadeira. A senadora fez o pedido de reclamação formal em troca de mensagens com Carlos França, considerada "bastante amistosa". De acordo com a assessora de Mara, o chanceler "prontamente manifestou sua solidariedade e assegurou que dará atenção prioritária ao assunto no Itamaraty".
Carlos França ainda lamentou o tratamento dado à senadora pelas companhias. Na troca de mensagens, além de relatar o caso, Mara relembrou que a Suíça é sede de várias organizações internacionais de direitos humanos, entre as quais o Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, para o qual a tucana foi eleita como representante independente do Brasil pela Assembleia Geral da ONU.
"Se fosse uma perita com deficiência da Suíça, que passasse os dissabores que passamos em Guarulhos ou no Galeão, será que não viria uma reclamação oficial do governo Suíça ao Brasil?", escreveu para Carlos França.
Veja também: