Universidade de Brasília instala totens de segurança no campus
Postes têm botão de alerta que aciona vigilantes da universidade em caso de emergências
SBT Brasil
A Universidade de Brasília (UnB) começou a instalar postes com botões de segurança no campus. Os dispositivos poderão ser acionados por alunos e funcionários em situações de perigo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dois totens instalados vão passar por um período de teste de um mês. Se tudo correr como o esperado, 18 dispositivos similares vão ser colocados nos principais corredores da universidade.
Em casos de emergência ou vulnerabilidade, o estudante aperta o botão que, automaticamente, aciona a central de segurança do campus, que funciona 24 horas. As câmeras próximas ao local são direcionadas para monitorar a pessoa, até a chegada dos vigilantes da UnB. A previsão é que a equipe chegue em cerca de dois minutos.
Para algumas estudantes, apenas a instalação dos postes não resolve o problema. Recentemente, dois casos chamaram atenção na universidade. Em um deles, uma jovem foi gravada usando o banheiro. O suspeito foi identificado e preso. Já no segundo, uma estudante denunciou ter sido abordada por um homem na saída do restaurante e estuprada. O suspeito foi ouvido pela polícia e o caso segue sob investigação.
A reitoria da UnB informou que a implantação da medida de segurança não tem relação com os casos recentes. Além dessa medida, cerca de 600 câmeras foram instaladas, há um mês, em todo o campus e a iluminação também foi melhorada.