PF mira grupo que pretendia resgatar líderes de facção em presídios
Casa da mulher de Marcola em Alphaville é um dos alvos de busca e apreensão
Camila Stucaluc
A Polícia Federal realiza, nesta 4ª feira (10.ago), a operação Anjos da Guarda, com o objetivo de desmantelar um grupo que pretendia resgatar líderes de uma facção criminosa em presídios. Segundo os agentes, as ações criminosas seriam realizadas nas penitenciárias federais de Brasília, no Distrito Federal, e de Porto Velho, em Rondônia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente). Um dos alvos da operação é a casa da mulher de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, em Alphaville -- bairro nobre do município de Santana de Parnaíba, em São Paulo.
A investigação apontou que o plano de resgate contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que "extrapolavam" as atividades legais. Para organizar as ações, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas inexistentes.
+ PF testa pastas blindadas na proteção dos presidenciáveis
"Além do provável resgate dos presos, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos, dentre outras ações", informou a PF.