Publicidade
Brasil

Monkeypox: Brasil tem nível máximo de alerta para conter doença

Plano de contingência foi elaborado para orientar profissionais de saúde

Imagem da noticia Monkeypox: Brasil tem nível máximo de alerta para conter doença
sintomas variola dos macacos
• Atualizado em
Publicidade

Diante do avanço da Monkeypox, o Ministério da Saúde classificou como nível máximo de emergência a situação do país. Em função da "excepcional gravidade" da doença, o resultado pode ser a declaração de emergência em saúde pública de importância nacional. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O nível 3 está previsto no plano de contingência elaborado pelo governo para monitorar a doença no país. O documento traz orientações para profissionais da saúde conterem o surto de monkeypox. Esta foi a classificação porque já existem casos confirmados com transmissão comunitária, quando não é possível rastrear onde houve a contaminação. Além disso, não há disponibilidade de vacinas ou medicamentos para o tratamento. 

Durante um evento na Paraíba, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre a prevenção da doença. "Infelizmente, hoje, a grande maioria são indivíduos que tem essa doença são homens que fazem sexo com homem. Essa minha palavra não é pra discriminar ninguém é para proteger. É porque essa é uma questão epidemiológica, não é, e está sendo verificado, mas pode haver o contágio pele a pele", destacou. 

Na avaliação do membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, Julival Ribeiro, uma forma importante de controle é repassar informações para a população porque todos têm que se prevenir. "Ela se transmite por secreções nasais, mas precisa de um contato muito demorado com essas pessoas e o mais importante da forma de transmissão é o contato direto, contato íntimo, pele a pele, através dos fluidos corporais ou através de lesões", explicou.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade