Varíola dos macacos: OMS considera "preocupante" situação da doença no Brasil
Governo Federal negocia compra de 50 mil vacinas e testes destinados a grupos prioritários
SBT News
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta 3ª feira (26.jul), que a situação da varíola dos macacos no Brasil é preocupante. Em todo o país, já foram confirmados 868 casos da doença. A maioria deles foi registrado em São Paulo (637), seguido por Rio de Janeiro (115) e Minas Gerais (44).
Os números fizeram a OMS voltar sua atenção para o território brasileiro, cujo número total de infecções pode estar defasado por uma possível subnotificação. Transmitida por contato físico, a doença tem como sintomas: dores e cabeça e nas articulações e erupções na pele.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Ministério da Saúde negocia, agora, a compra de 50 mil doses de vacina e de testes para a doença junto à Organização Panamericana de Saúde, a OPAS. O público-alvo também já está definido. "Profissionais da saúde, trabalhadores da saúde, principalmente os que manipulam as amostras biológicas ao realizar os exames, e obviamente os contactantes dos pacientes infectados", sinalizou o secretário de Vigilância Sanitária da pasta, Arnaldo Medeiros.
Atualmente, há 4 laboratórios de referência para o diagnóstico da doença no país, incluindo a Fundação Oswaldo Crus, no Rio de Janeiro. O teste só é realizado após avaliação médica em pacientes que apresentem sintomas ou em pessoas que tenham mantido contato com pessoas infectadas.
Para o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, somente testes em larga escala poderão conter o avanço da doença no país. "Seja feito o mais rápido possível para que não fiquemos à espera de confirmação dos casos; e pessoas contaminadas, sem saber ou sem confirmar se estão realmente com varíola, transmitindo para outras pessoas", observa Kfouri.