Punições a correspondentes bancários sobem para 940 em maio, diz Febraban
Mais de 3,1 milhões de reclamações foram feitas sobre irregularidades na oferta de crédito consignado
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O número de medidas administrativas aplicadas a empresas que atuam como correspondentes bancários chegou a 940 em maio. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 14 empresas sofreram punições por irregularidades na oferta do crédito consignado a consumidores, sendo cinco advertidas e nove suspensas temporariamente.
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A ação acontece com base nas reclamações registradas nos canais internos dos bancos ou recebidas pelos Procons, pelo Banco Central ou por intermédio do Consumidor.gov.br. Apenas na plataforma Não me Perturbe, mais de 3,1 milhões de solicitações foram enviadas para bloquear ligações com ofertas indesejadas sobre crédito consignado.
A maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,51%), seguida pela região Sul (18,26%) e Nordeste (14,53%). Centro-Oeste e Norte, por sua vez, responderam por 10,23% e 3,47% dos pedidos, respectivamente. Já em relação aos estados, São Paulo é o que mais acumula o número de solicitações de bloqueio, com 935.499.
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"Vivemos um período econômico em que o Consignado tem sido ainda mais procurado pelos brasileiros. Diante desse cenário, é de vital importância trabalharmos juntos no combate às irregularidades em sua oferta. Temos que ser rigorosos na aplicação das normas, zelando pela proteção dos direitos dos consumidores", afirma Sílvia Scorsato, presidente da Associação Brasileira de Bancos.