Nível de vacinação contra sarampo está abaixo da meta, diz governo
Desde o início do ano, apenas 47% das crianças receberam a dose do imunizante
Dados do Ministério da Saúde apontam que o nível de vacinação contra o sarampo no Brasil está abaixo da meta estipulada. De acordo com a pasta, apenas 47% das crianças receberam o imunizante desde janeiro deste ano, enquanto o percentual esperado era de ao menos 95%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A proteção contra a doença é feita com o imunizante tríplice viral, que também age contra a caxumba e rubéola. A vacina, presente no calendário de imunização infantil, é aplicada em duas doses sendo a primeira com um ano de idade e a segunda, com 15 meses.
Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o Brasil na lista dos 10 países de língua portuguesa afetados pelo retrocesso da vacinação infantil. Cerca de 26% das crianças não receberam vacinas no ano passado, ante 13% em 2018. A entidade classificou o cenário com "alerta vermelho", com possível aumento de infecções.
+ Mapa da vacinação: só três estados têm mais de 60% da população "reforçada"
+ Saúde recomenda uso da Coronavac para crianças de três a cinco anos
"Isso é um alerta vermelho para a saúde infantil. Estamos assistindo à maior queda contínua da imunização infantil em uma geração", declarou Catherine Russell, diretora executiva do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef). "As consequências serão medidas em número de vidas", frisou.