Anvisa manda recolher lotes de sorvetes da Häagen-Dazs
Produtos do sabor baunilha apresentam substância cancerígena
Paulo Sabbadin
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes do sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs pela presença de uma substância cancerígena.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os produtos que estão sendo recolhidos pela empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda. possuem validade de 7/7/2022 a 18/7/2023, vendidos a consumidores finais na embalagem de 415g (473ml) e distribuídos a estabelecimentos revendedores na apresentação do tipo bulk de 7,7kg (9,46l).
A medida está sendo tomada em todo o mundo e não se aplica para os demais sorvetes da Häagen-Dazs.
A substância em questão é o 2-cloroetanol (2-CE), utilizado na fabricação do produto para dar o sabor de baunilha, e é derivada do óxido de etileno (ETO), classificado como carcinogênico (pode causar câncer), mutagênico (podem causar alterações danosas às células humanas) e genotóxico (pode causar alterações no material genético).
A General Mills afirma que foram encontrados apenas traços de 2-CE nos produtos. A Anvisa ressalta que não existem limites aceitáveis para a presença da substância em alimentos.
"A empresa reitera que não utiliza óxido de etileno na fabricação de seus produtos e que a contaminação em questão foi identificada em um único fornecedor específico, já bloqueado e substituído", disse a General Mills em nota.
Leia também: