Defesa Civil reconhece situação de emergência em cinco cidades de SC e RN
Parte dos municípios sofre com fortes chuvas, enquanto outros registram períodos de estiagem
Camila Stucaluc
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três municípios de Santa Catarina, em virtude de chuvas, e dois do Rio Grande do Norte, por motivo de estiagem. Os pedidos haviam sido solicitados pelos governadores dos estados, que agora podem contar com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No Sul, foram reconhecidos os municípios catarinenses de Agronômica (por inundação), Armazém (enxurrada) e Gravatal (alagamento). Eles se somam a outras três cidades de Santa Catarina que obtiveram, nesta semana, o reconhecimento por desastres provocados por fortes chuvas: Braço do Norte, Braço do Trombudo e Iomerê.
Já no Rio Grande do Norte, foram reconhecidas as situações de emergência de Santa Maria e Pedra Preta. O estado vem sofrendo com a seca desde o fim do ano passado, quando a estiagem atingiu 52% do território.
+ Saúde confirma 106 casos de varíola dos macacos no Brasil
Nesta semana, a Defesa Civil Nacional já havia reconhecido as situações de emergência por desastres naturais em outros 31 municípios do Amazonas, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Apenas em Alagoas, foram 17 municípios atingidos por fortes chuvas.