Publicidade
Brasil

Brasil chega a 76 casos confirmados de varíola dos macacos

SP, com 52 casos, é o estado com o maior número de infectados; DF registrou 1 º caso no sábado (2.jul)

Imagem da noticia Brasil chega a 76 casos confirmados de varíola dos macacos
Casos de varíola dos macacos no Brasil chegam a 76
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (3.jul), que 76 casos de varíola dos macacos foram confirmados no Brasil. Um caso foi registrado no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará e 16 no Rio de Janeiro. São Paulo é o estado com o maior número de infectados: 52.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes", disse a pasta.

O primeiro caso da doença no país foi confirmado em 9 de junho, pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Segundo a Saúde, "passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica". 

Se for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

O primeiro caso do DF foi confirmado no sábado (2.jul). O paciente havia chegado recentemente de uma viagem internacional e está isolado em casa, sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade