Censo 2022: IBGE inicia primeira pesquisa de campo nesta 2ª feira
Etapa engloba entorno domiciliar e deve analisar acessibilidade, circulação e equipamentos públicos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, nesta 2ª feira (20.jun), a primeira pesquisa de campo do Censo 2022, com foco no entorno dos domicílios. A etapa, responsável por mobilizar mais de 22 mil supervisores até 12 de junho, ainda não conta com entrevistas e deverá ser realizada por meio de observação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Baseado em pesquisas internacionais, o levantamento qualifica o entorno dos domicílios ao considerar a capacidade da via, pavimentação, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, rampa para cadeirante e arborização. A operação será realizada em todos os 5.570 municípios brasileiros.
Segundo o IBGE, os dados levantados poderão subsidiar a formulação de melhores políticas públicas em áreas urbanas, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, as informações poderão oferecer um quadro atualizado sobre as questões urbanísticas e ambientais das cidades, permitindo comparações.
+ IBGE recorre e diz que não é possível incluir orientação sexual no Censo
+ Trabalho infantil alcança 1,7 milhão de jovens no Brasil, diz Abrinq
A nova edição do censo demográfico, que ocorre de dez em dez anos, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias. Neste ano, as visitas domiciliares foram marcadas para começar em agosto e devem abordar, como de costume, questões envolvendo renda, saúde, educação e emprego.