RS confirma 2º caso de varíola dos macacos; total no país sobe para 7
Novo infectado mora em Porto Alegre e tem histórico de viagens à Europa
Anderson Scardoelli
O Rio Grande do Sul passa a contar com dois casos confirmados de varíola dos macacos. O segundo registro foi revelado nesta 6ª feira (17.jun), após realização de exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A confirmação foi feita pelo Ministério da Saúde à secretaria gaúcha de Saúde.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no portal SBT News
Sem dar informações que possam expor publicamente a pessoa, o governo gaúcho avisou que o novo caso confirmado no estado trata-se de um homem que mora na capital Porto Alegre. Ele, que apresenta histórico de viagens a países da Europa, está sendo monitorado por equipes médicas, com o seu quadro de saúde sendo considerado estável.
As autoridades do Rio Grande do Sul reforçam, ainda, que a confirmação de agora não tem quaisquer relações com o outro caso no estado, o de um homem que morava em Portugal, mas que testou positivo para varíola dos macacos em viagem a Porto Alegre.
"Não há no momento registro de outros casos considerados suspeitos [no RS]."
"Ambos são considerados casos importados por serem em pessoas com histórico recente de viagem a outros países", afirma a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, que faz questão de se referir à doença pelo termo "Monkeypox". "Fora esses dois confirmados, não há no momento registro de outros casos considerados suspeitos", avisa a pasta, por meio de nota oficial.
Sete casos no Brasil
Com mais um registro no Rio Grande do Sul, o Brasil soma, até o momento, sete casos de varíola dos macacos. Desses, quatro foram identificados no estado de São Paulo. O outro foi confirmado no Rio de Janeiro. Por ora, o Ministério da Saúde trabalha com 12 casos suspeitos pelo país.