Rio de Janeiro confirma primeiro caso da varíola dos macacos
Outros três casos da doença no Brasil já foram confirmados pelo Ministério da Saúde
Giovanna Colossi
O Rio de Janeiro confirmou nesta 4ªfeira (15.jun) o primeiro caso da varíola do macaco (monkeypox) na capital fluminense.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), trata-se de um homem brasileiro, de 38 anos, residente em Londres, que chegou ao Brasil em 11 de junho e procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte da sua chegada.
+ Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil
+ Sintomas, transmissão, vacina: o que você precisa saber sobre a varíola dos macacos
Amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o resultado positivo para a doença foi liberado na 3ªfeira (14.jun).
De acordo com a SMS-Rio, o paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Cinco pessoas que tiveram contato com ele estão em investigação para orientações e monitoramento.
Outros três casos da doença no Brasil já foram confirmados pelo Ministério da Saúde: dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul.