Agência nuclear da ONU conclui revisão de segurança operacional de Angra 1
AIEA deve apresentar um relatório final ao governo brasileiro e administradora da planta dentro de três meses
Uma equipe de peritos da Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas, AIEA, terminou uma missão de inspeção à usina nuclear Angra dos Reis 1, no estado do Rio de Janeiro. Os especialistas passaram quatro dias no local analisando a revisão operacional de segurança a pedido da administradora da instalação, a Eletrobras Eletronuclear.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante a missão de 7 a 10 de junho, a equipe concentrou-se em aspectos essenciais à segurança da Operação de Longo Prazo (LTO) da Unidade 1 de Angra, que entrou em operação comercial em 1985. A operadora da usina, que possui dois reatores em operação e uma em construção, está preparando um pedido de renovação de licença para estender a vida útil operacional da Unidade 1 de 40 para 60 anos.
Os encarregados da agência nuclear revisaram as ações de acompanhamento da central nuclear de Angra em resposta às recomendações e sugestões feitas durante uma missão da AIEA em 2018, e observou que mais trabalho é necessário pela planta para garantir que um programa abrangente para confirmar a resistência de componentes elétricos a condições adversas, chamado qualificação de equipamentos, seja totalmente implementado.
Um relatório final será apresentado à administração da planta, ao Órgão Regulador e ao Governo Brasileiro dentro de três meses.