Governo de Minas Gerais apura morte suspeita de varíola dos macacos
Óbito foi notificado no último fim de semana e dados clínicos serão avaliados
Camila Stucaluc
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou, na 2ª feira (13.jun), que está investigando uma morte suspeita de varíola dos macacos no estado. Segundo a entidade, trata-se de um residente de Uberlândia que trabalhava em Araguari, no Triângulo Mineiro, e que faleceu no último sábado (11.jun).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Todos os dados clínicos serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para classificação e encerramento do caso. A SES-MG, a SRS Uberlândia e as secretarias municipais de Saúde de Araguari e Uberlândia estão investigando o caso e monitorando os contatos próximos", informou a secretaria.
Até o momento, o Brasil contabiliza três casos de varíola dos macacos. A última infecção foi registrada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em um homem de 51 anos que desembarcou recentemente de Portugal. Os outros dois casos foram confirmados no estado de São Paulo, sendo uma ocorrência na capital e outra na cidade de Vinhedo.
+ Varíola dos macacos pode ser grave em crianças e imunossuprimidos
Já no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notifica mais de mil infecções pela doença em países não endêmicos. Além dos relatos de homens que fazem sexo com homens, alguns países começaram a registrar uma aparente transmissão comunitária.