Publicidade
Brasil

Defesa Civil Nacional alerta para frio intenso a partir desta 6ª feira

Massa de ar de origem polar atingirá Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Imagem da noticia Defesa Civil Nacional alerta para frio intenso a partir desta 6ª feira
Mulher, com máscara, blusa e toca, mexe no celular (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

A Defesa Civil Nacional fez um alerta nesta 5ª feira (9.jun) de que, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar de origem polar derrubará temperaturas no Brasil a partir de 6ª feira (10.jun). A frente fria atingirá regiões do país até 13 de junho.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com a Defesa Civil Nacional, na 6ª, a onda de frio começará a atingir o Sul, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e o extremo sul de Goiás. Já no sábado (11.jun), as temperaturas mínimas ficarão próximo de -5ºC nas serras Gaúcha e Catarinense, e deverá gear forte e moderadamente nos estados sulistas e de intensidade leve em São Paulo e MS.

Também no dia 11, o frio avançará para o Centro-Oeste, Norte e outros estados do Sudeste. No domingo (12.jun), temperaturas baixas serão registradas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Ponta Porã (MS), vão variar entre 4°C e 20°C. Em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, entre 5ºC e 15ºC. Já na cidade de São Paulo, entre 10°C e 20°C. Também na data, poderá gear na Serra Gaúcha, oeste e sul do estado, sul do Paraná e em todo o território catarinense, com exceção do litoral. "Geadas de menor intensidade ainda vão afetar o centro-norte do Paraná e o sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul", acrescenta a Defesa Civil Nacional.

Na próxima 2ª feira (13.jun), a massa de ar polar pode ser levada pelos ventos até o Nordeste. Se ocorrer, as temperaturas cairão principalmente na Bahia. Nas serras Gaúcha e Catarinense, no dia, as temperaturas mínimas continuarão abaixo de 0ºC. Locais do Mato Grosso do Sul, São Paulo e a Serra da Mantiqueira terão geadas.

"Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção", afirma o comunicado. Nos próximos quatro dias, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) trabalhará em escala de plantão para acompanhar as ações para enfrentamento do fio intenso e comunicar se ocorrência significativa for registrada.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade