Ventos a 110 km/h e ondas de 6 metros na região Sul do Brasil
Inmet atualiza alerta de ciclone e expande área atingida. 'Yakecan' pode chegar com menos intensidade no Rio de Janeiro
Pablo Valler
O Intituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o aviso sobre condições climáticas expandindo a área atingida por um ciclone, que se formou em alto mar. Do extremo sul do Rio Grande do Sul ao extremo norte de Santa Catarina, moradores da região costeira devem se preparar para ventos de até 110 km/h.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ventania pode chegar até o Rio de Janeiro com menos intensidade, de até 80 km/h. Tais condições também devem deixar o oceano revolto. Em mar aberto, ondas de 3 a 6 metros de altura. Em todo o sul, as praias podem registrar ressaca com ondas de 2,5 a 5 metros. O alerta vale para até o dia 19 de maio.
O ciclone se forma quando ar quente e frio se chocam gerando alta pressão
Um ciclone acontece quando o ar quente e úmido sobe e encontra correntes frias de vento, formando chuva congelada e até neve. O encontro também gera alta pressão. Por isso o que vemos são tempestades severas.
Dessa vez, o fenômeno foi batizado de Yakecan, palavra da língua tupi-guarani que significa "o som do céu". A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, da Marinha do Brasil.