Lua de Sangue: Eclipse lunar total poderá ser observado em todo o Brasil
Entre a noite deste domingo e a madrugada de 2ª feira, a Lua entra na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total
O primeiro eclipse lunar total de 2022 acontece entre a noite deste domingo (15.mai) e a madrugada de 2ª feira (16.mai) e poderá ser visto no Brasil. Em São Paulo, o Planetário Ibirapuera terá uma programação especial para a observação do fenômeno, também conhecido como "Lua de Sangue".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O evento começou neste domingo, às 19h, e segue até às 3h de segunda. O Planetário Aristóteles Orsini oferece aos visitantes diversas atividades: duas sessões especiais, ao vivo e gratuitas, com duração de 40 minutos cada; observações com telescópios apontados para a Lua; projeção do eclipse lunar diretamente na fonte do Lago Ibirapuera; sessões explicativas sobre o fenômeno, com duração de 15 minutos cada, a partir das 22h; aula de yoga e outras atrações.
Entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda, a Lua entra na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total -- o primeiro desde maio de 2021. O ápice será por volta de 01h11, quando o satélite natural ficará avermelhado, por isso o nome "Lua de Sangue".
"Esse avermelhado é justamente o mesmo efeito do pôr do sol. A gente vê a luz solar tangenciado a Terra e a atmosfera vai espalhar o avermelhado", explica o astrônomo João Fonseca, diretor do planetário.
Embora esteja previsto outro eclipse lunar total para novembro deste ano, de acordo com a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), o fenômeno deste domingo será o único em 2022 que poderá ser visto em todo o Brasil.
O Observatório Nacional (ON/MCTI) vai transmitir o fenômeno no Youtube, a partir das 23h15. A Nasa também fará transmissão, como de costume.
Hora a hora do eclipse 2022
- 15/5, às 22h32: começa o eclipse penumbral, pouco visível. Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra)
- 15/5, às 23h27: começa o eclipse parcial. Lua começa a entrar na umbra (sombra interna) da Terra. A olho nu, uma sombra vai deixando uma "mordida" no satélite natural conforme entra na umbra
- 16/5, às 00h29: eclipse total começa. Lua fica avermelhada
- 16/5, às 01h53: totalidade termina
- 16/5, às 02h55: eclipse parcial termina
- 16/5, às 03:50: eclipse penumbral termina
Leia também: