Temperaturas devem baixar na próxima semana com possibilidade de geada
Frio será mais intenso entre os dias 19 e 21 de maio, quando o ar frio irá se espalhar pelo território
SBT News
O inverno deve começar mais cedo esse ano, com queda das temperaturas já na próxima semana. Segundo previsão do MetSul, uma massa de ar frio de forte intensidade deve atingir o sul do Brasil e vai alcançar áreas do centro-oeste, do sudeste e, até mesmo, do norte do país (friagem) por meio da trajetória continental pelo interior da América do Sul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O frio será mais intenso entre os dias 19 e 21 deste mês, quando o ar gelado vai progredir mais pelo território brasileiro, mas já antes a temperatura vai estar baixa em alguns estados, principalmente do sul. Para a Serra catarinense, por exemplo, há a possibilidade de neve e geada na próxima semana.
O ar frio deverá continuar pelo país e, na semana seguinte, entre os dias 21 a 26 de maio, persistirá o padrão de temperatura mais baixa com o registro de noites frias. Na primeira quinzena de junho, uma nova massa de ar polar mais intensa pode atingir o Brasil com queda acentuada da temperatura nos estados do sul, centro-oeste e da região sudeste, registrado mínimas perto ou abaixo de zero.
+ Covid: metade dos infectados desenvolvem sequelas a longo prazo
A chegada do frio mais cedo neste ano é influenciada, principalmente, pelo fenômeno La Niña, que se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico na faixa equatorial. A atmosfera está em modo de La Niña desde o final do inverno de 2021, o que vem provocando uma severa estiagem nos estados do sul.