Frigorífico é alvo de operação policial no interior de São Paulo
A suspeita é de que o estabelecimento esteja sonegando impostos
SBT News
Um frigorífico de São José do Rio Preto, município no interior de São Paulo, foi alvo nesta 2ª feira (9.mai) de operação policial deflagrada pela Secretaria da Fazenda. A suspeita por parte das autoridades é de que a empresa esteja sonegando impostos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No local, a operação do fisco paulista encontrou 170 cabeças de gado e 2,8 mil quilos de carne bovina sem nota fiscal. Os auditores fiscais chegaram ao frigorífico na madrugada desta 2ª feira. A ação, que teve o apoio da Polícia Militar, foi motivada por denúncias de irregularidades fiscais nas operações de entrada de gado para o abate.
"O objetivo era chegar bem cedo para verificar os animais ainda nos currais."
"Houve a programação desta ação fiscal. O objetivo era chegar bem cedo para verificar os animais ainda nos currais e realizar a conferência das notas fiscais relativas à remessa deles para o frigorífico", afirmou o delegado regional tributário, Anselmo de Souza, à reportagem do SBT Interior.
Equipamentos apreendidos
Durante a operação, os auditores verificaram a documentação fiscal do rebanho, fizeram uma vistoria no curral e apreenderam arquivos eletrônicos. O objetivo da ação foi levantar provas sobre suspeitas de irregularidades para eventual registro de infração. A finalidade, segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, é combater a sonegação e demais práticas lesivas aos cofres públicos.
"Multa pode ir de 30% a 50% do preço da mercadoria."
"Pela legislação, para o [comércio de gado] tem que se adotar uma regra da própria Secretaria da Fazenda, onde tem um valor de acordo com a idade e as caracteristicas do animal", comentou Souza. "A multa, em caso de apreensão de qualquer mercadoria, pode ir de 30% a 50% do preço da mercadoria", avisou o delegado regional tributário.