Publicidade
Brasil

Depois de McPicanha, Procon-DF proíbe Whopper Costela do Burguer King

Órgão disse ter havido publicidade enganosa por parte da rede de restaurantes

Imagem da noticia Depois de McPicanha, Procon-DF proíbe Whopper Costela do Burguer King
Homem segura Whopper Costela (Reprodução/Twitter)
• Atualizado em
Publicidade

O Procon do Distrito Federal proibiu o Burger King de seguir vendendo o hambúrguer Whopper Costela, em todo o DF, por publicidade enganosa. A decisão vem cinco dias depois de o McDonald's ter sido proibido de comercializar o McPicanha na região, pelo mesmo motivo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Por meio de um procedimento interno de investigação, o Procon-DF constatou que, apesar do nome, o hambúrguer do Burguer King leva aromatizante do corte bovino na composição, mas não a carne em si, e "a informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro e se caracterizando publicidade enganosa". A propaganda do Whopper Costela e as informações dele no site da rede de restaurantes apontam que o hambúrguer é "produzido à base de paleta suína e aroma de costela".

Diante do caso, o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento, pontuou: "Mais uma vez, vemos uma grande rede cometendo infração grave na publicidade de seus produtos". Segundo ele, a forma como o Burguer King usa a palavra costela no nome "e como é feita a publicidade do sanduíche levam o consumidor a entender se tratar de sanduíche feito de costela, e não que contém apenas aroma". "Se não está claro para o consumidor, é publicidade enganosa", completou.

+ Faturamento dos restaurantes deve crescer 30% no Dia das Mães, diz Abrasel

O Procon-DF justifica a medida de proibição ainda citando a "urgência em se coibir infração que atinge um grande número de consumidores". A rede de restaurantes só poderá voltar a vender o Whopper Costela quando corrigir totalmente a publicidade. Se o fizer antes, poderá sofrer sanções, como multa, apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento das lojas.

Em nota, o BK disse ser a transparência para com os clientes "um valor fundamental e inegociável para o Burger King". "Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial. Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduíche - feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela", completa. O posicionamento foi divulgado após usuários das redes sociais afirmarem que não havia a carne entre os ingredientes do produto.

O SBT News registrou o momento em que a primeira notificação foi feita a uma unidade do BK no DF, após a proibição, para suspender a venda do Whopper específico e retirar material de publicidade imediatamente. Na imagem, o diretor-geral do Procon aparece entregando documento.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade