Publicidade
Brasil

Projeto de lei busca acabar com o "troco em balas" em comércios

Proposta tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Imagem da noticia Projeto de lei busca acabar com o "troco em balas" em comércios
Cliente pegando doce em comércio
• Atualizado em
Publicidade

Um projeto de lei, de autoria do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A proposta pretende acabar com o costume que alguns comércios têm de dar o troco em balas quando o valor for muito baixo ou quando moedas estão em falta no caixa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Caso a lei seja sancionada, as padarias, mercados e comércios que continuarem com a prática serão multados. O projeto de lei exige que o troco seja sempre devolvido em dinheiro, independente do valor, e em caso de falta da quantia em espécie para o troco, o valor deverá ser arredondado para cima, favorecendo o cliente. Segundo Vilela o problema começa quando comércios se aproveitam de vendas ilusórias para transmitirem uma falsa ideia de preços promocionais ou reduzidos. 

O projeto já foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) e passou por pequenas mudanças pelo relator, o deputado distrital Leandro Grass (PV). De acordo com ele a prática é impertinente e faz com que consumidores aceitem artigos que por muitas vezes não lhe interessam pela comodidade de não exigir o valor em espécie.

Leia também:

+ É truco: vereador pede licença de sessão para jogatina com amigos

+ SpaceX lança missão tripulada à Estação Espacial Internacional

+"Toda guerra nasce de uma injustiça", diz Papa Francisco

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade