Publicidade
Brasil

Governo de SP anuncia troca no comando das polícias Militar e Civil

Cargos serão ocupados pelo coronel Ronaldo Miguel Vieira e Osvaldo Nico Gonçalves

Imagem da noticia Governo de SP anuncia troca no comando das polícias Militar e Civil
Novas medidas de combate à criminalidade devem ser impostas em breve no Estado | Divulgação/Governo de SP
• Atualizado em
Publicidade

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a troca no comando das polícias Civil e Militar do Estado. Para o Comando Geral da PM assume o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava no Comando do Batalhão de Choque, enquanto Osvaldo Nico Gonçalves, que até então era responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), ocupa o cargo de Delegado-Geral.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A mudança ocorre em meio ao início da gestão de Garcia, uma vez que o ex-governador João Doria (PSDB) deixou o cargo para concorrer às eleições deste ano. Entre os atuais desafios do político está a diminuição de roubos e furtos de veículos e celular, além de casos de latrocínio.

"Agradeço o empenho, dedicação e exemplo do coronel Alencar, que liderou a PM nos últimos 2 anos, e do delegado Ruy Ferraz, que comandou a Polícia Civil de São Paulo", disse o governador. Ele destacou que ambos os novos comandantes vêm de tropas especiais e operacionais das polícias e que uma série de medidas de combate à criminalidade serão impostas no Estado.

Ronaldo Miguel Vieira, de 51 anos, ingressou na PM em 1989 e foi promovido a coronel em 2019. Esteve à frente dos comandos de Policiamento de Área Metropolitano-1, Casa Militar, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e de cinco batalhões. Chefiou a Divisão Operacional do Comando de Policiamento de Choque e atuou como comandante de Companhia Territorial e do Policiamento de Área.

O delegado Nico, de 65 anos, ocupava o cargo de diretor do DOPE. Ele ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Mas foi como delegado que se destacou pela experiência na rua no combate à criminalidade.

+ SP: sequestrador faz família de refém em condomínio de luxo

Foi o fundador do primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE). Chefiou ainda as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate - GER (DEIC), unidade especializada na soltura e livramento de reféns, e foi delegado de polícia na Capital, estando à frente de grandes eventos, como a visita do Papa em 2007 e a Copa do Mundo de 2014. Nico assumiu o comando do DOPE em 2019.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade