Rei Momo recebe a chave da cidade e declara aberto carnaval no Rio
Cerimônia comemora o retorno dos desfiles na Sapucaí após o cancelamento da festa em 2021
Nesta 4ª feira (20.abr), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), entregou as chaves da cidade ao Rei Momo e declarou oficialmente aberto o Carnaval na capital fluminense. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio, e marca o início da tradicional festa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Passaram-se anos sem que essa cerimônia acontecesse. O carnaval certamente é a maior manifestação cultural do nosso povo, nossa terra, o maior símbolo do nosso país. Carnaval tem a ver com nossa história, nossa ancestralidade, nossa cultura", declarou Paes. A última vez que o ato simbólico aconteceu com a presença do prefeito foi em 2016. Marcelo Crivella não participou durante sua gestão, e a festa de 2021 foi cancelada devido à covid-19.
Com as chaves da cidade na mão, o Reio Momo do Carnaval do Rio 2022, Wilson Dias, deu a palavra final: "Eu, como monarca da folia, declaro a maior manifestação de cultura popular do mundo, o Carnaval do Rio, aberto. Samba ao vivo! Viva a cultura popular brasileira! Viva o carnaval do Rio!". Junto a ele estavam a rainha e princesa do Carnaval.
Como prefeito do Rio, tenho
? Eduardo Paes (@eduardopaes) April 20, 2022
muito orgulho de anunciar que o
maior espetáculo da Terra está
de volta. Na mais bela de todas
as cidades, feito pelo povo mais
feliz e trabalhador do mundo!
Viva o Rio de Janeiro, viva os
cariocas, viva a cultura brasileira,
viva o carnaval! pic.twitter.com/weYef9Infx
Os tradicionais desfiles das escolas de samba na Sapucaí estão marcados para 20 a 23 de abril, após serem adiados devido ao avanço da variante ômicron no início do ano. A folia na rua, no entanto, foi cancelada e não deve acontecer por falta de tempo hábil para planejar a estrutura necessária para um carnaval de rua.