Publicidade
Brasil

Vídeo: supermercado é saqueado no Rio de Janeiro

Dezenas de pessoas fugiram com os carrinhos cheios de alimentos no bairro Inhaúma; ninguém foi preso

Imagem da noticia Vídeo: supermercado é saqueado no Rio de Janeiro
supermercado com prateleiras vazias após saque
• Atualizado em
Publicidade

A unidade do supermercado Inter, em Inhaúma, na zona norte do Rio, foi alvo de uma série de saques por grupos de pessoas na noite do último sábado (16.abr). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que diversos moradores saem carregando alimentos. Em alguns vídeos, inclusive, é possível ver produtos caídos no chão, prateleiras reviradas e muito tumulto.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para o antropólogo Antônio Carlos Costa, representante da ONG Rio de Paz, esses saques já eram previstos desde o início da pandemia, devido ao aumento do desemprego e a alta da inflação, "Para se ter ideia, o IPCA acumulado em 12 meses atingiu 11,3% em março, o sétimo mês consecutivo em dois dígitos. Isso não ocorria desde o surto inflacionário entre novembro de 2002 e novembro de 2003, sob forte influência do dólar".

"Este cenário cria um alerta sobre o poder de compra entre a população mais carente, inclusive de doações,"Os alimentos e outros itens chegaram a um nível que está se tornando inviável sair com as sacolas completas", diz o antropólogo. 

Após o saque, a Polícia Militar informou, em nota, que equipes do 3° BPM (Méier), também na zona norte, foram acionadas para checar uma série de saques ao supermercado. Com a chegada dos policiais, diversas pessoas fugiram do local e ninguém foi preso. Devido ao episódio, equipes das rondas especiais e controle de multidões (RECOM) foram encaminhadas para a região.

O Governo do Rio afirmou em nota que criou em 2021 o auxílio SuperaRJ, para diminuir as dificuldades da pandemia e oferecer renda mensal de até R$ 380 para famílias e crédito de até R$ 50 mil para autônomos e microempreendedores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade