Publicidade
Brasil

General Newton Cruz morre aos 97 anos no Rio de Janeiro

Ex-integrante do alto posto do regime militar estava internado no Hospital Central do Exército

Imagem da noticia General Newton Cruz morre aos 97 anos no Rio de Janeiro
Cruz ficou conhecido por praticar serviços de repressão da Ditadura Militar | Reprodução/Wikimedia Commons
• Atualizado em
Publicidade

O General Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI), morreu neste sábado (16.abr), aos 97 anos, no Rio de Janeiro. O velório está marcado para às 8h30 de domingo (17.abr) no Crematório da Penitência, na zona portuária da cidade.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo familiares, Cruz estava internado no Hospital Central do Exército, em Benfica, na zona norte do Rio, e morreu de causas naturais. 

Conhecido por praticar serviços de repressão da Ditadura Militar, Newton Cruz foi general do Exército Brasileiro e teve atuação na ditadura militar no Brasil - 1964 a 1985. Ele foi chefe da SNI, órgão que monitorava e espionava opositores do regime, e do Comando Militar do Planalto.

Por longo tempo, Cruz foi relacionado ao atentado do Riocentro, ocorrido em 30 de abril de 1981, que teve como objetivo incriminar grupos que se opunham à ditadura militar no Brasil. Sobre o ataque, o ex-militar afirmou que os soldados e policiais envolvidos na ação atuaram de modo independente.

+ Governo foi informado de possível invasão na Ucrânia, revelam telegramas

Newton Cruz também foi acusado pela morte do jornalista Alexandre von Baumgarten durante o período ditatoral. Na época, ele negou envolvimento no caso e disse que recebeu informações sobre a identidade do responsável pelo assassinato, mas negou revelá-las.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade