Alunos retornam às aulas após crise de ansiedade coletiva no Recife
26 estudantes precisaram de atendimento médico após episódio raro
SBT Brasil
Alunos de uma escola pública, no Recife, retornaram às aulas nesta 2ª feira (11.abr) após um raro episódio de ansiedade coletiva em que 26 estudantes precisaram de atendimento médico.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Aos poucos, os alunos iam chegando à escola para mais uma semana de aulas. A retomada tranquila foi bem diferente da correria registrada na última 6ª feira (8.abr). O pai de um aluno, de 15anos, contou que recebeu uma ligação do filho informando que ele e os amigos estavam passando mal: "ele ficou com crise de ansiedade, ele ficou assim, muito assim impaciente. Ele estava totalmente perturbado".
Pelo menos 26 estudantes apresentaram falta de ar, tremor e crise de choro. A direção da escola acionou o Samu para atender os alunos. Nos vídeos, é possível ver os adolescentes sendo atendidos no pátio da unidade de ensino.
Alguns alunos contaram que a crise coletiva de ansiedade atingiu várias turmas da escola e pode ter sido provocada pelo estresse da semana de provas. O pai de outra aluna do terceiro ano do ensino médio contou que passava na frente da escola quando estranhou a movimentação./
Através de nota, a Secretaria de Educação e Esportes informou que nenhum estudante foi levado para hospitais. Após atendimento do Samu, os alunos foram liberados com a chegada dos pais e responsáveis. Ainda segundo a secretaria, a unidade de ensino desenvolve junto aos alunos atividades de educação socioemocional, que ajudam a lidar melhor com o distanciamento social e com as mudanças de rotina.
Para a psicopedagoga Jojemima Mesquita, o momento é de diálogo: "essa crise de ansiedade está muito relacionada com esse retorno às aulas. Até então esse cérebro se situava num movimento, talvez, de estar em casa, talvez eu não tivesse me adaptado, não esperava que esse retorno fosse assim tão rápido e com tantas demandas".
Nossa equipe procurou a direção da escola, mas não foi atendida.
Leia também: