Grupo especializado em furto de petróleo é alvo do MPRJ e Polícia Civil
Operação foi deflagrada no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo
SBT News
Equipes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil fizeram, na manhã desta 4ª feira (23.fev), uma operação para desarticular um grupo criminoso que praticava furto de petróleo e derivados dos dutos da Petrobras Transporte S/A. A ação, que teve como base uma denúncia, ocorre nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os agentes, a organização criminosa agia pelo menos desde 2017 perfurando os dutos da Transpetro, localizados no Rio, e enviando o conteúdo para os estados de Minas e Espírito Santo. Após a chegada do óleo subtraído, os líderes do grupo o transportavam para empresas nas quais eram sócios. Para a operação do esquema, os membros da organização criminosa se comunicavam por meio de aplicativo de mensagens.
Além de financiarem a estrutura da quadrilha, como pagamentos de gastos com transportes e demais despesas necessárias, os líderes do grupo também providenciavam "batedores", ou seja, veículos que iam à frente dos caminhões com o combustível furtado para verificar a existência de fiscalização e de policiamento durante o trajeto.
+ MPF pede condenação de Aécio Neves por corrupção passiva
Durante a apuração, os agentes constataram ainda que os líderes eram responsáveis por escolher e preparar os locais nos quais ocorria a subtração do combustível, enquanto os demais tinham a função de fornecer os caminhões. Outros dois integrantes do grupo eram os motoristas e ficavam responsáveis por conduzir as carretas até local da subtração e, posteriormente, carregá-las com o produto furtado.