Grupo criminoso que opera dentro e fora de prisão no Amapá é alvo da PF
Esquema envolve crimes de tráfico de drogas, homicídio e roubos
SBT News
A Polícia Federal realiza, na manhã desta 2ª feira (21.fev), a Operação Addams, que tem como objetivo reprimir ações de um grupo criminoso que atua dentro e fora do sistema prisional do Amapá, praticando diversos crimes, como tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos. A ação, que conta com 50 policiais, também recebe apoio de agentes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Macapá e Santana. Também houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), tanto em pavilhões, quanto na enfermaria da Penitenciária.
Segundo os agentes, as investigações tiveram início após apreensões de documentos e objetos eletrônicos realizadas no início deste ano na enfermaria do Iapen. O material, que estava em posse irregular de um interno, foi analisado pelas autoridades, que constataram elementos que apontam para a realização de crimes de tráfico de drogas, inclusive interestadual, associação para o tráfico e organização criminosa.
Os Órgãos também identificaram que o esquema criminoso incluía não só a venda de drogas no Amapá, mas também a distribuição dela para outras unidades federativas, sob a responsabilidade de uma das lideranças da facção criminosa atuante no Estado, que já foi presa preventivamente durante a ação.
+ RJ: corpos são encontrados mortos após confronto entre milicianos
Os agentes identificaram, ainda, a intenção da facção criminosa em eleger um candidato para atuar em prol dos interesses do grupo. Além disso, a investigação constatou fortes indícios que uma das lideranças da organização criminosa, que estava custodiada na enfermaria do Iapen, simulava um problema de saúde, para permanecer no local de sua preferência, com maiores benefícios.