Desmatamento reduz em 90% habitat de animais silvestres no país
Levantamento da WWF Brasil revela que quase 500 espécies estão ameaçadas
SBT Brasil
Com o avanço do desmatamento no país, animais silvestres estão perdendo seu habitat natural para a pecuária e agricultura. Segundo levantamento da WWF, alguns animais perderam até 90% do seu habitat natural principalmente para a produção de soja e a pecuária.
"A perda da biodiversidade ela é apenas uma faceta da degradação ambiental. Quando a gente está perdendo espécies a gente também está perdendo outros serviços que também são importantes para os homens", destaca Mariana Napolitano, gerente de ciências da WWF-Brasil.
O estudo ainda mostra que são cerca de 484 espécies que perderam parte do seu espaço. Destas, 136 são encontradas somente na região amazônica e no cerrado.
A redução na área de distribuição desses animais não se configura somente como um problema ambiental, mas também econômico. A destruição dos habitats naturais pode causar períodos de seca mais prolongados e risco de desabastecimento de água.
"Quando a gente tem uma perda significativa na distribuição, na área de distribuição do pato mergulhão, que é um animal que está diretamente conectado às nascentes, às águas limpas, é um indicador importante que a gente também tá perdendo esses serviços. É uma questão econômica, uma questão de escala global, ética e moral", explica Mariana.
Só em Brasília, 462 animais silvestres foram capturados no Distrito Federal nos dois primeiros meses de 2022. De acordo com a Polícia Ambiental, a cena vem se tornando cada vez mais frequente.
Saiba mais: