Idosa recebe alta após passar por procedimento cardíaco inédito
Paciente de 87 anos estava hospitalizada com doença valvar e dextrocardia (coração do lado direito do corpo)
Silvana Adele Brusco, de 87 anos, recebeu alta, na tarde desta 4ª feira (16.fev), após passar por um procedimento cardíaco inédito em São Paulo. A paciente estava hospitalizada com doença valvar e dextrocardia (coração do lado direito do corpo) no Hospital Vila Nova Star, da Rede D'or.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após quase um mês em recuperação, ela seguirá seu tratamento em casa, por meio de homecare.
O médico cardiologista intervencionista Vinicius Esteves, responsável pela cirurgia, informou que ela foi submetida a um procedimento combinado que repara as válvulas do coração.
Em 18 de janeiro, no hospital, foi utilizado pela primeira vez a implantação de uma prótese cardíaca (TricValve) e de um dispositivo minimamente invasivo (MitraClip), que repara a válvula mitral sem necessidade de cirurgia convencional em pacientes com dextrocardia.
Após serem implantados, os dispositivos auxiliam que o coração bombeie o sangue de maneira mais eficiente, fazendo com que os sintomas como fadiga, falta de ar e inchaço nas pernas sejam minimizados.
Segundo o cardiologista, a utilização de técnicas inovadoras permite avançar a medicina em busca de tratamentos menos invasivos e assertivos: "A técnica que utilizamos foi realizada de forma inédita no mundo, pois abordamos duas válvulas numa paciente dextrocárdica com apenas um pequeno furo na região da virilha, sem a necessidade de abertura do tórax".
Vinicius Esteves disse que o procedimento foi planejado para trazer sobrevida e qualidade de vida para a paciente, em que o tratamento medicamentoso não surtia mais efeito e a mesma não conseguia mais sair do hospital.