Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste devem superar nível de 50%
Expectativa leva em consideração volume de chuvas registrados no início do ano
O nível de armazenamento das usinas hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste do país deve ultrapassar a metade do volume até julho deste ano. De acordo com projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o subsistema, que agora encontra-se com 42,85%, deve atingir 51,4% da capacidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A expectativa leva em consideração os altos níveis de chuvas registrados no início do ano. Em 31 de janeiro, por exemplo, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou 49,4% do volume, ficando 5,1% acima do previsto na primeira reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Se comparado com o mês passado, também houve melhora nas afluências, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte do país.
Para fevereiro, a ONS prevê que o armazenamento do SIN está entre 55% e 60%, a depender do cenário hidrológico nos próximos dias. Com isso, o operador sugeriu um protocolo para a recuperação dos reservatórios com a redução do acionamento das térmicas despachadas, passando de 15.000 MW médios para 10.000 MW médios ao longo do mês de fevereiro.
+ Aneel propõe empréstimo de até R$ 10,8 bi para distribuidoras de energia
Em nota, a ONS afirmou que "a melhoria das condições de atendimento eletroenergético é resultado das medidas preventivas que começaram há mais de um ano", mas que o cenário "ainda requer cautela e atenção na operação".