Publicidade
Brasil

Metade dos brasileiros não tem acesso à coleta de esgoto, aponta estudo

O levantamento indica ainda que mais de 36 milhões de pessoas não possuem água tratada

Imagem da noticia Metade dos brasileiros não tem acesso à coleta de esgoto, aponta estudo
esgoto a céu aberto
• Atualizado em
Publicidade

Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 97,2 milhões de brasileiros, o que equivale a metade da população, não têm acesso à coleta e tratamento de esgoto. Já a água tratada não chega a mais de 36 milhões de pessoas. Os dados foram obtidos por meio do relatório "Qualidade da Regulação do Saneamento no Brasil e Oportunidades de Melhoria", que avaliou os avanços no setor após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento pelo Congresso Nacional em julho de 2020. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com o objetivo de ampliar a participação da iniciativa privada no fornecimento de serviços de água e esgoto por todo o país, a nova lei instituiu a universalização dos serviços básicos até 2033, isto é, estabeleceu como meta a entrega de água potável encanada para 99% da população e a coleta e tratamento de esgoto para 90%.

Em algumas regiões do país, o investimento de empresas no setor de saneamento já começa a apresentar resultados, conforme explicou o gerente de relações institucionais e de comunicação do Trata Brasil, Rubens Filho: "O estado do Rio de Janeiro saiu na frente, movimentou bilhões com quatro leilões de saneamento básico que vão na casa dos 25 bilhões de reais. Então, a gente já consegue ver, vislumbrar algo positivo para o estado do Rio de Janeiro sobretudo para capital, para os próximos anos".

O relatório, no entanto, também aponta alguns desafios para que esses indicadores estabelecidos pelo novo marco sejam atingidos. Dentre os principais está uma melhor estruturação das agências reguladoras, que serão responsáveis por monitorar a qualidade dos serviços fornecidos por empresas públicas e privadas a estados e municípios. 

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade