Flow Podcast desliga Monark após apologia ao nazismo
Apresentador do programa alegou que estava bêbado quando defendeu a existência de partido nazista
SBT News
O Flow Podcast informou, na tarde desta 3ª feira (8.fev), que afastou o apresentador Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, após falas dele defendendo a existência de um partido nazista no Brasil. O episódio 545 do programa, que teve a participação dos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB), foi excluído.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Pedimos desculpas à comunidade judaica em especial e a todas as pessoas, bem como repudiamos todo e qualquer tipo de posicionamento que possa ferir, ignorar ou questionar a existência de alguém ou de alguma sociedade", afirmou o Flow em nota oficial.
Em suas redes sociais, Monark afirmou que estava bêbado durante o episódio e se desculpou com a comunidade judaica. Na oportunidade, o podcaster discutia sobre liberdade de expressão com Tabata Amaral quando disse: "A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei".
A fala do apresentador sobre o nazismo também foi repudiada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
Qualquer apologia ao nazismo é criminosa, execrável e obscena. O discurso do ódio contraria os valores fundantes da democracia constitucional brasileira. Minha solidariedade à comunidade judaica.
? Gilmar Mendes (@gilmarmendes) February 8, 2022
A Constituição consagra o binômio: liberdade e responsabilidade. O direito fundamental à liberdade de expressão não autoriza a abominável e criminosa apologia ao nazismo.
? Alexandre de Moraes (@alexandre) February 8, 2022
Assista à fala de Monark sobre o nazismo:
"Deveria existir um partido Nazista legalizado no Brasil"
? Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) February 8, 2022
"Se o cara for anti-judeu ele tem direito de ser Anti-judeu"
Eu tinha achado que ele tinha superado todos os limites no último papo de racismo, mas ele conseguiu se superar de um jeito? pic.twitter.com/h9Tf7g8TYg
Leia na íntegra a nota do Flow Podcast:
"Ao longo da nossa história, tratamos de termos sensíveis e polêmicos buscando promover conversas abertas sobre assuntos relevantes para a nossa sociedade, sem preconceitos ou ideias pré-concebidas, pelo que acreditamos e defendemos. O Flow Podcast surgiu de um sentimento de liberdade, pluralidade e transparência. Com isso, carregamos a responsabilidade de nos conectar com milhões de pessoas e é invevitável que grandes decisões exijam grandes responsabilidades. Reforçamos o nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi tirado do ar. Comunicamos também a decisão que a partir deste momento, o youtuber Bruno Aiub @Monark está desligado dos Estúdios Flow. Esta decisão fora tomada em conformidade com o que determinam todos os preceitos de boa prática, nossa visão e missão, as quais o Estúdios Flow compactua e segue, lamentando profundamente o episódio ocorrido. Pedimos desculpas à comunidade judaica em especial e a todas as pessoas, bem como repudiamos todo e qualquer tipo de posicionamento que possa ferir, ignorar ou questionar a existência de alguém ou de alguma sociedade. Por fim, aos nossos fãs, convidados, ouvidos, e quipe e apoiadores, fica a mensagem de que iremos superar essa situação contribuindo para uma sociedade mais justa e transparente, o que sempre foi nosso objetivo, exprimindo opiniões francas e livres, com a liberdade de expressão amparada por preceitos legais".
Confira o posicionamento de Monark:
? ? Monark (@monark) February 8, 2022