Projeto pretende reduzir emissão de esgoto no rio Pinheiros
Ao todo, 50 mil toneladas de resíduos já foram recolhidas desde o início do programa
Um projeto encabeçado pelo Governo de São Paulo pretende reduzir a emissão do esgoto lançado no rio Pinheiros e seus afluentes. O programa, chamado "Novo Rio Pinheiros", busca revitalizar o símbolo da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com início em 2019, o projeto vem sendo intensificado nos últimos meses. Por meio de máquinas, que funcionam como dragas, é feito a retirada do lixo que é despejado no rio. Ao todo, 50 mil toneladas de resíduos já foram recolhidas.
Ao SBT, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, Marcos Penido, comentou o projeto. "Esse é o maior programa socioambiental que está em curso no Brasil. Na bacia do rio Pinheiros, vivem três milhões de pessoas, das quais 1,6 milhões não tinham o esgoto sendo encaminhado para tratamento. Em 2019, nós iniciamos um trabalho de saneamento básico. Estamos construindo mais cinco estações de tratamento que ficarão prontas a partir de julho. Não teremos mais o lançamento de carga orgânica no rio", afirmou.
Penido reiterou a importância da colaboração da população no descarte correto do lixo. "Pedimos a colaboração da população para que coloque o lixo no lugar certo. O lixo jogado no lugar errado vai para o rio Pinheiros. Poderemos ter o rio recuperado e 34 km de parque em ambas as margens ainda em 2022".