Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra a covid-19
Segundo ministro, país deve chegar ao pico de contaminações pela doença nas próximas semanas
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta 2ª feira (24 jan.) que a prioridade da pasta é ampliar a vacinação contra a covid-19 com a segunda dose e a dose de reforço da vacina. Segundo ele, a ação se dá devido ao aumento da contaminação pela variante ômicron do coronavírus no país
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As declarações foram dadas em entrevista à TV Brasil. Ainda de acordo o ministro, nas próximas semanas, o país deve registrar aumento de novos casos de covid e chegar ao pico de contaminações. Após esse período, acrescentou, poderá ser registrada uma queda rápida, conforme ocorreu em outros países.
"A prioridade é ampliar a cobertura vacinal com segunda dose e a dose de reforço. O Brasil já tem uma campanha bem-sucedida, mas há estados onde a cobertura é baixa, que é justamente na região Norte, a capacidade do sistema de saúde nesses locais é menor", pontuou.
Além da vacinação, o ministro afirmou que o governo trabalha no fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para realizar o tratamento preventivo de outras doenças durante a pandemia. Segundo Queiroga, o investimento na atenção básica aumentou de R$ 17 bilhões para R$ 25 bilhões. O país conta com mais de 53 mil equipes de saúde da família e 41 mil unidades de saúde em todo o país.