Publicidade
Brasil

SBI repudia decisão da Saúde de rejeitar diretriz contrária ao kit covid

Entidade pede para que pasta anule portaria

Imagem da noticia SBI repudia decisão da Saúde de rejeitar diretriz contrária ao kit covid
Cartelas com comprimidos dispostas umas sobre as outras (Marcelo Casal/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou nesta 2ª feira (24.jan) um comunicado em que repudia a portaria do Ministério da Saúde por meio da qual foi tornada pública a decisão da pasta de rejeitar o parecer, aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), com diretriz que contraindicava os remédios do chamado kit covid para pacientes do SUS. Segundo a SBI, a argumentação utilizada pelo governo para não aprová-lo não possui sustentação científica e o veto "parece ser gesto arbitrário e unilateral que constitui grave afronta ao enfrentamento assertivo da Pandemia Covid no Brasil".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A portaria traz, por exemplo, a tabela segundo a qual a vacinação não é comprovadamente segura nem eficaz contra a covid-19 e o tratamento com hidroxicloroquina, sim. Em sua nota de repúdio, a SBI classifica o quadro como "desastroso".

Ainda de acordo com a entidade, "ao contrário do que diz a portaria da SCTIE/MS, no atual momento em janeiro de 2022 não há mais debate ou dúvidas científicas sobre a não eficácia de Hidroxicloroquina/Cloroquina (HCQ/CQC) e Ivermectina entre outras drogas em termos de benefícios clínicos à pacientes com covid-19". A SBI relembra que nenhuma sociedade médica brasileira ou instituição pública nacional ou internacional recomenda essas medicações como tratamento para a doença.

Ao final da nota, assinada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, há uma solicitação ainda para que o Ministério da Saúde anule a portaria e aprove imediatamente, sem alterações, o parecer Diretrizes Brasileiras para o Tratamento Medicamentoso Ambulatorial e Hospitalar do Paciente com Covid-19, no qual consta a diretriz contrária ao kit covid.

Veja o comunicado da SBI na íntegra:

Nota de Repúdio by Guilherme Delinardi Resck on Scribd

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade