Azul e Gol são autorizadas a voar com menos comissários de bordo
Decisão foi tomada após o aumento de casos de covid entre funcionários
SBT News
As empresas aéreas Azul e Gol foram autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a voar com menos comissários de bordo nas aeronaves do que o usual. Em comunicado, as companhias declararam o desfalque das equipes devido ao alto número de funcionários que estão afastados por conta da covid-19, o que estava impactando voos já marcados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Anac, as viagens poderão ser feitas com três, ao invés de quatro, comissários. Para que isso seja possível, os voos devem cumprir alguns requisitos restritivos, como o número de passageiros limitado a 150 e a listagem das viagens nas quais houve o corte no número de tripulantes.
+ Piloto cancela decolagem para expulsar passageiro sem máscara
Na prática, os voos serão sempre planejados para quatro comissários, seguindo a exigência da Anac de 50 passageiros por tripulante, e serão apenas ajustados para três quando houver necessidade. A empresa salienta que, caso embarquem apenas três profissionais, os procedimentos a bordo devem ser os mesmos adotados nos jatos menores, como os Boeings 737-800.
Em um novo comunicado, divulgado na tarde desta 3ª feira (18.jan), a ANAC reforçou que a autorização foi liberada desde que se comprove que não houve interferência na segurança. As companhias aéreas deverão informar a ANAC a relação de voos que vão operar com redução do número de comissários. Uma portaria com autorização para a Latam deverá ser publicada no Diário Oficial da União ainda nesta semana.