MG: Defesa Civil confirma mais cinco mortes causadas pela chuva
Mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nas últimas 24h
SBT Brasil
Subiu para 341 o número de municípios em situação de emergência por causa dos temporais em Minas Gerais. A Defesa Civil confirmou mais cinco mortes em ocorrências relacionadas à chuva.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas últimas 24 horas, mais de 10 mil pessoas tiveram que sair de casa. A queda de barreiras e os alagamentos já provocaram quase 140 pontos de interdição nas rodovias mineiras.
Um vídeo mostra o momento em que a encosta desaba e leva junto parte da estrada que dá acesso a cidade histórica de Mariana. Em Governador Valadares, moradores tentaram salvar alguma coisa da inundação, depois que o rio doce transbordou. Oito mil pessoas estão desalojadas.
Em Pará de Minas, o seu Juveci viu a casa onde morou a vida toda desmoronar depois do temporal: "Foi um susto realmente, a sorte é que eu não estava ali, para não machucar, não me matar, né? É difícil, a gente vê a casa que a gente nasceu no chão, é triste".
A Defesa Civil nacional começou a liberar recursos para as prefeituras auxiliarem os desabrigados. O primeiro é pra garantia de diretos básicos, como alimentação, segurança alimentar, limpeza, abrigo e, por fim, a reconstrução das estruturas públicas e de residências de pessoas carentes.
Em Betim, 36 mil pessoas foram atingidas pelos alagamentos e nove mil pessoas tiveram de deixar suas casas. O bairro Citrolandia foi um dos mais atingidos. 30 pessoas estão alojadas em salas de aula. Por falta de espaço, é preciso dividir o mesmo ambiente entre várias famílias.
A maior preocupação é com as crianças, que não entendem direito porque tiveram que deixar as casas às pressas e agora têm que dormir em abrigo. Os educadores do centro de referência em assistência social têm conversado e brincado com elas para, de forma lúdica, evitar que essa situação se transforme em trauma. A secretaria de assistência social da cidade pede doações para ajudar quem perdeu tudo.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta para o risco de chuvas fortes para 288 cidades em Minas Gerais.