Três barragens estão em nível de emergência em Minas Gerais
População está em alerta para risco de transbordamento
SBT Brasil
As mineradoras que operam em Minas Gerais têm 24 horas para fornecer informações sobre os riscos nas barragens de rejeito. A determinação foi estabelecida pelo governo estadual e o Ministério Público.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por causa das fortes chuvas que atingem o estado, três barragens já estão em nível de emergência. No interior de Minas, a população está em alerta para o risco de transbordamento.
A Barragem do Carioca, entre as cidades de Pará de Minas e Conceição do Pará, a 123 km de Belo Horizonte, está em risco de colapso por causa da elevação do nível do rio São João. Em caso de rompimento, áreas dos dois municípios podem ser atingidas pela inundação.
Em Conceição do Pará, as fortes chuvas já causam estragos. 29 pessoas que estavam isoladas em uma clínica terapêutica foram resgatadas de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros.
Em vários pontos da cidade, só é possível chegar pelo alto. Os acessos a pelo menos cinco comunidades rurais foram afetados pela inundação. Famílias tiveram que abandonar as casas e foram levadas para um abrigo improvisado em uma escola estadual.
Em Pará de Minas, moradores da região da Usina do Carioca, que fica no distrito com mesmo nome, estão quase isolados. Parte da estrada principal de acesso ao distrito foi levada pela força da água e outra estrada também está interditada por conta do excesso de lama e de buracos.
Em outro acesso, funcionários da prefeitura e voluntários tentam, com pedras e troncos, reduzir o lamaçal e reabrir a passagem. Bombeiros e prefeitura montaram uma base de apoio aos moradores. Pará de Minas decretou situação de emergência e pediu ajuda aos governo estadual e federal pra reconstruir os locais atingidos.
Leia também: