Anvisa recomenda reabertura de fronteira para países da África
Medida tem como base o avanço da vacinação contra covid-19 e a disseminação global da variante ômicron
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na noite de 6ª feira (7.jan), a reabertura da fronteira para viajantes procedentes de seis países da África. As medidas restritivas, impostas em novembro do ano passado, tiveram como base a identificação da variante ômicron do novo coronavírus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A nova recomendação teve como fundamento a situação epidemiológica no país, o avanço contínuo da vacinação contra a covid-19, as novas medidas excepcionais e temporárias para entrada no Brasil expressas na Portaria nº 663, de 2021, e a atual taxa de propagação e extensão da variante ômicron no mundo", informou a agência, ressaltando que a recomendação se aplica aos países África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Apesar da possível flexibilização, a Anvisa reforçou que "o cenário epidemiológico ainda exige preocupação e cautela, e que as medidas de redução dos riscos ainda são ferramentas imprescindíveis para proteção da saúde da população brasileira".
+ Mapa da vacinação: Brasil já aplicou 335 milhões de doses
A variante ômicron foi detectada pela primeira vez em novembro de 2021, na África do Sul. A cepa foi classificada como "variante de preocupação" pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e todos os casos posteriores da doença começaram a ser monitorados. Em dezembro, a OMS confirmou a presença da ômicron em 110 países.