Publicidade
Brasil

Twitter se posiciona sobre combate a fake news e defende manter posts

Após MPF questionar falta de canal de denúncias, plataforma declara ter "desafio de não arbitrar a verdade"

Imagem da noticia Twitter se posiciona sobre combate a fake news e defende manter posts
celular twitter
• Atualizado em
Publicidade

O Twitter respondeu, nesta 5ª feira (6.jan), sobre as ações da plataforma para o combate às fake news. Em uma série de publicações feitas no perfil voltado para a segurança da rede social, a plataforma defendeu ações que vão contra à desinformação e disse ter o desafio de não "arbitrar a verdade", alegando ser um espaço de discussão. O posicionamento veio no mesmo dia em que o Ministério Público Federal (MPF) questionou a falta de um canal específico para denúncia de informações falsas.

Mais cedo, um ofício enviado pelo MPF apontou que um espaço de denúncias foi adotado em outros países, como nos Estados Unidos. O documento pede informações sobre o motivo de o mesmo não ter sido implementado na versão brasileira.

Na publicação, a rede aponta iniciativas adotadas, como a divulgação de notícias. E defende que a abordagem contra a desinformação "vai além de manter ou retirar conteúdos e contas" do ar. "O Twitter tem o desafio de não arbitrar a verdade e dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas. Isso é servir à conversa pública", diz trecho do divulgado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Entre outros pontos defendidos pela plataforma estão a checagem de notícias feitas durante a pandemia de covid-19, e a possibilidade de atualizações, se houver necessidade.

A publicação foi ironizada pelos usuários da rede social, com críticas à verificação de usuários - um selo concedido dentro da rede para perfis de destaque. Entre os exemplos estão usuários que relativizam a vacina e divulgaram informações falsas de ações contra o coronavírus, mas possuem o símbolo. As respostas também criticam o perfil utilizado para o posicionamento, por ter poucos seguidores.

Confira um trecho da publicação divulgada:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade