SP inicia dupla testagem para identificar casos de covid e influenza
Procedimento estará disponível em UBSs, UPAs, AMAs, Pronto Atendimentos e Prontos-Socorros da cidade
SBT News
A prefeitura de São Paulo iniciou, nesta 4ª feira (5.jan), a testagem simultânea para Influenza e covid-19 em pacientes que apresentem sintomas gripais. O objetivo, segundo as autoridades de saúde, é fazer um levantamento da proporção das duas doenças entre os casos positivos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Vamos fazer essa ampla testagem nas próximas duas semanas, o que nos possibilitará ter uma visão mais clara sobre o comportamento das doenças na capital. Estamos acompanhando os números de perto, para que possamos prestar a melhor assistência para a população", disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os pacientes com pelo menos dois dos sintomas (febre, mesmo que referida, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos), serão orientados a realizar o teste rápido e, em caso negativo para covid, a pessoa deverá realizar o teste rápido para o vírus influenza, causador da gripe.
+ Nova variante encontrada na França está sendo monitorada, diz OMS
Caso o teste para covid seja positivo, o cidadão será orientado a fazer o RT-PCR. Posteriormente, essas amostras serão encaminhadas ao Instituto Butantan, para genotipagem da variante circulante. As testagens estrão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Pronto Atendimentos (PAs) e Prontos-socorros (PSs).