Lei Seca: 87% das multas em SP são por recusa ao teste do bafômetro
Operação Direção Segura busca reduzir número de acidentes de trânsito provocados pela ingestão de álcool
SBT News
No estado de São Paulo, 87% das multas da Operação Direção Segura no mês de novembro foram por recusa ao teste do bafômetro, segundo o Detran-SP. Já na capital, o índice de multados por não realizarem o procedimento foi de 99%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As blitze da Lei Seca em novembro autuaram 392 condutores no estado, dos quais 344 se recusaram fazer o teste do bafômetro. Na capital paulista, dos 109 autuados, 108 não se submeteram ao teste. Cada motorista que não efetuou o procedimento foi multado em R$ 2.934,70. Em caso de reincidência em menos de um ano, a pena é dobrada, sendo cobrado um valor de R$ 5869,40, além da cassação da CNH.
As fiscalizações ocorreram durante as noites de 6ª, sábado e nas madrugadas de domingo em 20 munícipios de São Paulo. A escolha do horário foi realizada por meio de um levantamento do Infosiga que aponta que, dos 892 óbitos de motoristas com suspeita de embriaguez ao volante entre janeiro de 2019 e julho de 2021, 378 (42,3%) ocorreram no período noturno dos fins de semana. Jovens entre 18 e 24 anos representam 18% das vítimas fatais.
A Operação Direção Segura é realizada pelo Detran-SP e pelas polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. A ação busca reduzir o número de acidentes de trânsito provocados pela ingestão de álcool.