Publicidade
Brasil

Extrato de planta pode substituir mercúrio no garimpo do ouro, diz estudo

Pesquisa com a árvore Pau-de-balsa mostrou que essa espécie tem capacidade de separar o ouro da lama

Imagem da noticia Extrato de planta pode substituir mercúrio no garimpo do ouro, diz estudo
Balsas de garimpo
• Atualizado em
Publicidade

Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas descobriram que o extrato de uma planta popular da região pode substituir o mercúrio utilizado nos garimpos para a extração do ouro. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Pesquisa com a árvore Pau-de-balsa mostrou que essa espécie amazônica tem capacidade de separar o ouro da lama sem causar danos ao meio ambiente. A descoberta ganhou um prêmio científico concedido pelo Banco da Amazônia. 

A exploração de ouro no Amazonas é ilegal. O manejo do rio é feito com mangueiras que sugam o solo para encontrar pó de ouro. Os garimpeiros irregulares utilizam o mercúrio, um metal tóxico, para separar o ouro de impurezas. Além de causar danos ao meio ambiente, o metal também afeta a saúde da população que se alimenta com peixes contaminados.  

Há uma semana, mais de 300 dragas extraíam ouro ilegal no Rio Madeira, no interior do Amazonas. A maioria se dispersou depois de receberem a notícia de que a Marinha se preparava para agir e que, portanto, poderiam ter a embarcação apreendida pelo Governo Federal.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade