Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual infantil
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 20 estados e no DF
Nesta sexta-feira (03.Dez), uma operação da Polícia Federal desarticulou um grupo de criminosos que utilizava a chamada darkweb para a difundir material de abuso sexual infantil no Brasil e em diversas partes do mundo.
Estão sendo cumpridos 104 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, distribuídos em 20 estados e no Distrito Federal. Segundo a Polícia Federal, além da identificação e prisão de abusadores sexuais e de consumidores desse tipo de material, a operação pretende localizar e resgatar crianças que se encontram em situação de extrema violência.
Os crimes investigados são a venda, produção, disseminação e armazenamento de pornografia infantil e estupro de vulnerável, sem prejuízo de outros que possam surgir com a continuidade das investigações.
+ Leia as últimas no portal SBT News
Em 2016, a Polícia Federal estabeleceu parcerias com forças policiais de diversos países, com o objetivo de identificar indivíduos que se utilizavam da darkweb para difundir material de abuso sexual infantil.
A união internacional de esforços permitiu a localização de um brasileiro que utilizava a deepweb para hospedar e gerenciar cinco dos maiores sites de abuso sexual infantil de toda a rede mundial de computadores.
De acordo com as investigações, os sites eram utilizados por mais de 1.8 milhão de internautas em todo o mundo, para postar, adquirir e retransmitir materiais relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes, dando a dimensão da necessidade do enfrentamento aos principais fomentadores deste tipo de conduta criminosa.