Recife registra novos casos de lesões acompanhadas de coceira
Profissionais da saúde continuam investigando o surto da doença, que já alcançou mais de 300 pessoas
SBT News
A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) informou, na noite de 2ª feira (29.nov), o registro de mais 19 casos de lesões na pele acompanhadas de coceira. Já são 195 pessoas com a condição em 41 bairros da cidade, com predominância na Guabiraba e em Dois Irmãos, ambos na zona norte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A causa do surto ainda não foi identificada. Nesta semana, profissionais de saúde continuam o monitoramento e a investigação por meio de novos exames clínicos e laboratoriais, além da aplicação de um questionário nos locais de maior incidência. Dermatologistas auxiliam nos trabalhos.
A Sesau reforçou a importância dos pacientes não se automedicarem, manterem as mãos sempre higienizadas e procurarem atendimento caso os sintomas piorem. Os casos também já foram registrados nas cidades de Camaragibe (108), Jaboatão dos Guarapes (60), Olinda (22), Cabo de Santo Agostinho (9), Itapissuma (5), Paulista (10), Nazaré da Mata (3), Igarassu (5), Ipojuca (3), Araçoiaba (1) e São Lourenço da Mata (7).
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na última semana apontou que o consumo excessivo de ivermectina pode ter relação com o surto de coceira. O uso abusivo do medicamento provoca super resistência do ácaro responsável pela sarna humana - escabiose. A suspeita, no entanto, ainda precisa de novos testes para ser comprovada.