Prefeitura de Salvador publica "guia para não ser um turista babaca"
Publicação veio dias depois de viralizar um vídeo em que turista xinga baiana
A prefeitura de Salvador publicou no Instagram, na 4ª feira (17.nov), um "guia para não ser um turista babaca", no qual fotos de pontos turísticos da capital baiana -- como o Elevador Lacerda e o Pelourinho -- aparecem acompanhadas de dicas para os viajantes se portarem "com respeito". A publicação veio dois dias depois de viralizar um vídeo em que uma dupla de turistas cariocas visitando a cidade aparece agindo de forma que foi considerada xenofóbica com uma baiana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O guia relembra que o uso de máscaras ainda é obrigatório em Salvador, que a fé não pode ser tratada como brincadeira e que "todo preconceito é vergonhoso", entre outras coisas. "Nossas portas estão abertas, mas é sempre bom lembrar que aqui não é bagunça. Pode vir, mas com respeito, beleza?!", acrescenta a prefeitura na legenda da sequência de imagens.
Na vídeo que viralizou no início da semana, os turistas estão no Pelourinho. Um deles, identificado como Ludvick Rego, pontua: "Tem uma baiana ali, viu? Ela está querendo passar axé. Ela não tem cara de macumbeira?". Depois, o outro a chama de "preguiçosa" e diz que "ela vai roubar seu axé, isso sim". Ludvick, então, afirma: "vai roubar o meu colar para ela".
Posteriormente, a dupla gravou um novo vídeo, para pedir desculpas, e Ludvick disse que tudo não passou de "uma brincadeira entre amigos". "Em momento algum nós menosprezamos uma trabalhadora, uma vendedora de acarajé, nós fizemos uma brincadeira com uma pessoa que estava tentando vender axé, que estava me petubando para querer benzer minhas guias", falou o homem.
Turistas são acusados de xenofobia ao chamarem baiana de preguiçosa; "vai roubar seu axé". Confira: https://t.co/CmN0iNxHRR pic.twitter.com/DIFtCpGeJI
? Aratu On (de ?) (@aratuonline) November 15, 2021
Após vídeo polêmico, turistas que chamaram baiana de preguiçosa pedem desculpas; "Não tem necessidade dessas ameaças horrorosas". Confira: https://t.co/cwdSh7lVu4 pic.twitter.com/Cb3Ciz2rkH
? Aratu On (de ?) (@aratuonline) November 15, 2021