Lula se encontra com presidente da França, Emmanuel Macron
Ex-presidente cumpre agenda de compromissos na Europa desde a última semana
SBT News
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta 4ª feira (17.nov), com o presidente da França, Emanuel Macron. O chefe de Estado francês recebeu Lula em sua residência oficial e teve protocolo reservado a chefes de Estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas redes sociais, Lula compartilhou uma foto ao lado de Macron, afirmando que conversaram sobre a urgência climática, fome, pobreza, o futuro da União Europeia e a integração da América Latina.
1 - Com o presidente da França, @EmmanuelMacron. Na pauta, a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza. Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina.
? Lula (@LulaOficial) November 17, 2021
? @ricardostuckert pic.twitter.com/ZMOsRnlu9H
O presidente francês encontrou o petista em um momento de instabilidade de relações entre o Brasil e a França. Macron é o maior crítico do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Europa e chegou a vetar acordos comerciais com o Mercosul, principalmente em função da política ambiental do governo.
Viagem pela Europa
Já o ex-presidente brasileiro cumpre uma agenda de compromissos na Europa desde a última 5ª feira (11.nov), quando foi até Berlim, na Alemanha, conversar com Olaf Scholz, futuro chanceler do país.
Na 2ª feira (15.nov), Lula foi a Bruxelas, na Bélgica, onde discursou no Parlamento Europeu. Lula fez declarações contra Bolsonaro disse que o Brasil vive uma "tragédia sem precedentes". Após o discurso, o petista foi aplaudido de pé.
Na última 3ª feira (16.nov), quando chegou na França, o ex-presidente almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Entre os futuros compromissos de Lula, ainda está prevista uma passagem pela Espanha, onde participará de uma conferência e de reuniões com lideranças políticas.
Ex-presidente Lula é recebido pelo presidente da França, @EmmanuelMacron, no Palácio do Elysée. #equipeLula
? Lula (@LulaOficial) November 17, 2021
? @ricardostuckert pic.twitter.com/0moaHxV33f